main navigation menu
World Bank building

MIGA’s goal is to promote foreign direct investment into developing countries to support economic growth and more.

Young woman bending down to tending to her outside chores

Explore different types of political risk insurance guarantees provided to investors and lenders.

Hyundai building

Explore global projects that support economic growth, reduce poverty and improves people’s lives.

Hands husking peas into a basket full of peas

Learn about the progress MIGA is making in its mission to support economic growth, reduce poverty and improve people’s lives.

Stay Connected
x
Press Release

MIGA Intensifica o Apoio aos Investidores Estrangeiros na África Subsariana

MIGA Intensifica o Apoio aos Investidores Estrangeiros na África Subsariana

A Agência Multilateral de Garantia ao Investimento do Grupo Banco Mundial Abre um Escritório Central Regional em Dakar, Senegal.

DAKAR, 27 Outubro de 2016—Com um portfólio em rápido crescimento na África Subsariana, actualmente na ordem de 4 400 milhões, a Agência Multilateral de Garantia ao Investimento (MIGA) do Grupo Banco Mundial está também a aumentar o seu compromisso com o continente, abrindo um novo Escritório Central Regional em Dakar, Senegal.

A MIGA oferece seguro de garantia contra riscos políticos aos investidores e financiadores do sector privado, protege os investimentos contra riscos não comerciais e ajuda os investidores a obterem acesso a fontes de financiamento com modalidades e condições financeiras mais favoráveis.

O portfólio da MIGA está actualmente a crescer mais rapidamente em África do que nas outras regiões, tendo mais de 40% das suas garantias sido prestadas no continente, no último ano fiscal. E actualmente, quase um terço do portfólio total da MIGA, constituído por 48 projectos de garantia em 26 países, encontra-se em África.

"Não há dúvida que África é a região com maior potencial de crescimento," disse Keiko Honda, Vice-Presidente Executivo e CEO da MIGA. "E em apoio de uma tentativa mundial de desbloquear biliões de dólares para esforços de desenvolvimento, a MIGA está pronta para fortalecer os esforços do sector privado e dos investidores estrangeiros em África."

Nos últimos anos, a MIGA prestou garantias em numerosos sectores em toda a Região, incluindo:
 

  • Geração de energia: geotérmica no Quénia, hidroeléctrica em Angola e Gana e gás na Nigéria e em Moçambique
  • Transportes urbanos e infra-estruturas: construção de ponte na Costa do Marfim, requalificação de terminais marítimos de contentores no Djibouti e Senegal
  • Agricultura: agroindústria na Etiópia e Zâmbia


"É para nós um motivo de satisfação que a MIGA abra um centro regional em Dakar," afirmou Amadou Ba, Ministro da Economia, Finanças e Plano do Senegal. "Estamos ansiosos por trabalhar mais de perto com a MIGA no seguimento do nosso bem-sucedido esforço para atrair investimento estrangeiro para modernizar o Porto de Dakar. Além do mais, a nossa localização como uma porta de entrada importante para a África significa mais oportunidades, não apenas para o Senegal, mas para todo o continente".

"Com o estabelecimento de um centro em Dakar, todo o Grupo Banco Mundial pode agora trabalhar mais estreitamente com os governos, investidores e parceiros e, ao mesmo tempo, responder às necessidades no terreno", acrescentou Louise Cord, Directora de País para o Senegal, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau e Mauritânia. "É um passo importante para a MIGA e estamos felizes por estar a reforçar a nossa parceria no terreno."

No futuro, o Centro Regional centrará as suas actividades em estados frágeis e em países de baixo rendimento. No momento, o apoio da MIGA na África Subsariana aos estados frágeis é de USD 1 040 milhões e de USD 3 110 milhões aos países de baixo rendimento. Será também uma prioridade ajudar os governos a atraírem investimento estrangeiro para projectos de alterações climáticas e de energia renovável.

"O aumento da presença regional da MIGA vai ajudar os investidores a aproveitar melhor a gama de produtos e serviços do Grupo Banco Mundial," afirmou Vera Songwe, Directora Regional da IFC para a África Ocidental e Central. "Aguardamos com muito entusiasmo a oportunidade de trabalhar juntos para minimizar o risco de investimento e encontrar mais oportunidades nos países africanos que mais necessidade têm de capital privado para o desenvolvimento."

 



Contactos:

 

Em Washington:            Vamsee Krishna Kanchi, (202) 458-9771, vkanchi@worldbank.org
Em Dakar:                     Hoda Atia Moustafa, +221-338-597-172, hmoustafa@worldbank.org

Para Pedidos de Difusão: Huma Imtiaz, (202) 473-2409, himtiaz@worldbankgroup.org

Para mais informações, é favor visitar: http://www.miga.org

Esteja actualizado através do Twitter: https://twitter.com/MIGAWorldBank

Siga-nos em LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/mulitlateral-investment-guarantee-agency-miga

 

News Release
2016/10/27/MIGA ​