main navigation menu
World Bank building

MIGA’s goal is to promote foreign direct investment into developing countries to support economic growth and more.

Young woman bending down to tending to her outside chores

Explore different types of political risk insurance guarantees provided to investors and lenders.

Hyundai building

Explore global projects that support economic growth, reduce poverty and improves people’s lives.

Hands husking peas into a basket full of peas

Learn about the progress MIGA is making in its mission to support economic growth, reduce poverty and improve people’s lives.

Stay Connected
x
Press Release

A MIGA Apoia Investimento na Indústria Transformadora em AngolaO investimento irá criar empregos e ajudar a diversificar a economia do país

A MIGA Apoia Investimento na IndústriaTransformadora em Angola
O investimento irá criar empregos e ajudar a diversificar a economia do país

Luanda, 15 de Junho de 2015 – A Agência Multilateral de Garantia de Investimento (MIGA)— a instituição  do Grupo Banco Mundial de seguro contra riscos políticos e de melhoria de crédito —anunciou hoje que está a apoiar a construção da Aceria de Angola e a operação da unidade siderúrgica de varões de aço em Angola. O empreendimento representa um dos primeiros projectos industriais de larga escala em Angola, fora do sector petrolífero.

A fábrica é constituída por uma fundição, que irá converter sucata de metal em placas de aço, e uma unidade de laminagem que utilizará as placas para produzir varões e fio-máquina. Terá uma capacidade instalada de 250 mil toneladas/ano, satisfazendo uma porção importante da procura de varões de aço em Angola. Existe uma abundância de sucata de metal por todo o país, uma herança da prolongada guerra civil. A recolha desta sucata irá fornecer a matéria-prima de que a unidade fabril necessita para a produção das placas de aço, gerando ao mesmo tempo benefícios ambientais e novos empregos em número considerável.

A MIGA está a conceder uma garantia ao investimento no valor de USD $70 milhões de dólares Americanos, que abrange um investimento de capital de KLF Capital do Luxemburgo. A agência cobre o investimento contra riscos de restrições de transferências, expropriação e guerra e perturbação civil por um período de 15 anos.

“Estamos gratos à MIGA pelo apoio prestado a este investimento, que trará benefícios significativos para a economia de Angola e que, ao mesmo tempo, acarretará benefícios ambientais com a recolha de sucatas”, diz Georges Choucair, Presidente e CEO de Aceria de Angola. “Também agradecemos o apoio do governo angolano no que toca a incentivar o investimento directo estrangeiro, o que contribui para a criação de indústrias locais fortes.”

“A MIGA está a desempenhar um papel importante ao ajudar os investidores a gerirem o risco e facilitando o financiamento dos seus investimentos na África Subsariana”, refere o Vice-Presidente Executivo da MIGA e CEO Keiko Honda. “ Apoiamos com agrado este investimento que contribuirá para diversificar a economia de Angola e proporcionará, às famílias de baixo rendimento, oportunidades de beneficiarem do crescimento do país”.

_________________________

AGÊNCIA MULTILATERAL DE GARANTIA DE INVESTIMENTOS
GRUPO BANCO MUNDIAL
1818 H Street, NW, Washington, DC 20433
Contato na MIGA
Mallory Saleson, msaleson@worldbank.org 1.202.473.0844
Rebecca Post, rpost@worldbank.org 1.202.473.1964
Cara Santos Pianesi, csantospianesi@worldbank.org 1.202.458.2097