Skip to navigation Skip to main content Skip to site map

News

Press Releases

Em Meio a Crise Alimentar e Financeira,
MIGA Intensifica Apoio a Economias Emergentes

(Back to English

WASHINGTON, DC, 7 de outubro de 7, 2008—Segundo informou hoje a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos, MIGA, membro do Grupo Banco Mundial que cobre riscos políticos, foram aprovadas garantias no montante de USD 2,1 bilhões em apoio a investimentos estrangeiros diretos benéficos para o fomento em países em desenvolvimento, no exercício terminado em 30 de junho de 2008. (Ver relatório Anual da MIGA para 2008 no site  www.miga.org/2008annualreport.)  

É esse o maior montante de cobertura de novas garantias já emitidas na história da MIGA, resultando numa carteira ativa de mais de USD 6,4 bilhões ao término do exercício. A Agência logrou esses resultados numa conjuntura de tumulto financeiro nos países de alta renda e uma elavação global dos preços dos alimentos e combustíveis, que tem tido efeitos devastadores na vida dos pobres.

Os resultados obtidos pela MIGA contribuem para a visão global do Grupo Banco Mundial no tocante a uma globalização abrangente e sustentável. Seus produtos e serviços apóiam o crescimento econômico, reduzem a pobreza e melhoram a vida das populações mediante o estímulo ao investimento estrangeiro direto onde ele é mais necessário. A Agência faz isso proporcionando seguro contra riscos políticos, serviços de resolução de controvérsias, serviços de informação on line ao investidor e assistência técnica.

“Os projetos da MIGA estão respondendo à necessidade de compensar o baixo nível de investimento nos países mais pobres do mundo, tais como

Djibuti e a República Centro-Africana”, disse o Presidente do Grupo Banco Mundial, Robert B. Zoellick.

 Durante o exercício fiscal, a MIGA mostrou um desempenho vigoroso nas suas áreas prioritárias – os países mais pobres do mundo, países afetados por conflitos (em que os investidores estrangeiros diretos muitas vezes percebem riscos excessivos para os negócios), projetos complexos de infra-estrutura e os investimentos Sul-Sul. Em 2008, 63% dos projetos apoiados pela MIGA situaram-se em países elegíveis para recursos da IDA, inclusive 38% na África - onde vivem 20% dos pobres do mundo. A MIGA emitiu USD 100 milhões em garantias para projetos em países afetados por conflitos e continuou intensificando seu apoio a projetos de infra-estrutura, que representaram 36% das garantias emitidas este ano.

“Os países em desenvolvimento continuam dependendo de investimentos do setor privado e IED para apoiar o crescimento econômico”, afirmou James Bond, Vice-Presidente Executivo em Exercício e Diretor-Chefe de Operações da MIGA. “Mas, com o escasseamento da liquidez, o apetite dos investidores internacionais por projetos em economias emergentes pode ser posto à prova. A MIGA pode desempenhar um papel crítico na ajuda ao crescimento desses países apoiando projetos que gerem empregos e fortaleçam a infra-estrutura essencial, permitindo aos governos concentrar recursos em necessidades sociais urgentes.”

Os resultados elevam a USD 19,5 bilhões a cobertura total de garantias emitidas pela MIGA dede a sua criação em 1988.

Encontram-se mais informações sobre a MIGA e seus resultados durante o ano fiscal no site www.miga.org.

For information:

Mallory Saleson, msaleson@worldbank.org, 202.473.0844
Farah Hussain, fhussain@worldbank.org 202.473.2540
Rebecca Post, rpost@worldbank.org 202.473.1964

Release no. 2008/127
The World Bank Group logo